Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Confidências de Criminalistas V

Confidências de Criminalistas (V)


Prossegue o colega Pedro José Alves, narrando outra experiência onde, como diretor jurídico de uma empresa, atuou no caso de um acidente com um microônibus da sua cliente, que se deslocava do interior para uma grande cidade, transportando pessoas que deveriam tomar um avião para o Rio de Janeiro. Ao se aproximar de um viaduto estreito, o motorista passou sobre um corpo. O motorista explicou-lhe que algo foi arremessado no pára-brisa e que ele não conseguira, embora não corresse muito, frear o veículo, e que no exato momento em que ocorrera o incidente, cruzara por ele, sobre o viaduto mencionado, uma carreta, dessas imensas e cheias de soja. Disse-lhe que parou para ver o que ocorrera, chegando a uns 50 metros, reparou que era um corpo e decidiu "não enfrentar" o que estava por visualizar. Reparou que o retrovisor estava torto e que próximo ao pára-choque havia um pouco de sangue. Após levar seus passageiros parou num posto de serviços onde limpou o veículo e trocou o retrovisor. Considerou o motorista, sem consultar ninguém, que não havia o que temer e foi procurar o delegado do lugar relatando o que ocorrera. Foi indiciado como atropelador (réu confesso) ou frio assassino de um transeunte. Registra Pedro que contratou um advogado criminalista de São Paulo, que examinou a causa, conversou com o delegado e concluiu: "Não há dúvida, doutor, um assassino, irresponsável! É necessário que a empresa compense a família!" Sobrevém um despacho da juíza acenando com acordo no qual o motorista pagaria 20 cestas básicas. Com ele, a empresa teria que indenizar a família. Dando crédito para a narrativa do motorista, Pedro recusa acordo e pede que se produza prova testemunhal com aprofundamento nas existentes inclusive com oitiva de peritos que confeccionaram o laudo e exumação de cadáver. As provas foram deferidas a contragosto pela juíza (salvo a exumação) reclamando da "mania" de advogados , mormente de cidade grande, em "criarem problemas".
Na audiência ficou provado que o ônibus transitava regularmente, que havia um vulto sobre a estrada e a visão foi possível até certo ponto, porque havia um veículo vindo em sentido contrário e seus faróis iluminavam a pista. Em seguida, ouviram um impacto sobre o vidro dianteiro e um solavanco, como se o microônibus passasse sobre alguma coisa. Mais tarde, souberam ser um corpo, por informação do motorista acusado. Aos peritos, duas indagações: primeira: de que morrera a vítima e que parte de seu corpo foi primeiro afetada; segunda: quando a vítima chocou-se contra o pára-brisa era possível estar viva ou já era um cadáver? Com segurança, as respostas foram no sentido de que a vítima foi atingida na altura da coluna cervical pela carroçaria da carreta e que já estava sem vida ao ser arremessada contra o pára-brisa. A juíza, ao absolver o motorista, acabou por agradecer ao advogado, pela "insistência", já que, sem tal aprofundamento teria proferido decisão injusta. Encerra observando que até a audiência , embora a vítima não fosse casada nem possuísse filhos, as pressões dos demais parentes eram grandes contra o motorista e empresa que, em verdade, não eram os responsáveis por aquela morte.
Observo aos leitores que Pedro José Alves insiste em dizer que não é criminalista, o que nos faz lembrar: "Não sou o escultor Michelangelo. Sou Michelangelo Buonarroti".

Elias Mattar Assad
(eliasmattarassad@yahoo.com.br) é presidente da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (Abrac)

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Confidências de criminalistas III

Confidências de criminalistas (III)


"Isso não é troca de confidências. O Carioca confidenciou, você não..."(CBA). Fica mais fácil para quem me escreve contar publicamente algo da profissão pois, a pedido, posso preservar o nome do colega. Vou "confidenciar" (no meu caso com aspas) curiosidade de uma defesa criminal, perante o tribunal do júri.
Um advogado, que embora criminalista não milita perante o júri, encaminhou-me para consulta prévia mãe e irmã de um jovem que estava preso, aguardando julgamento popular.
O caso era daqueles em que a denúncia imputava ao acusado a conduta de ter tentado matar um homem com um tiro, simulando um roubo, por encomenda da ex-exposa da vítima. Em princípio seria a defesa de um "pistoleiro de aluguel". A mãe e irmã do acusado disseram por várias vezes que, embora fosse ele instrutor de artes marciais, seria incapaz de fazer o mal para alguém.
Ultrapassada a rotina de estudo do processo, fui até o local onde estava aprisionado o acusado e ele confirmou que teria sido "mobilizado" por um amigo, que já convivia com a ex-mulher da vítima, para "dar um susto" nesta, "jamais para matá-la". Disse-lhe que as probabilidades dos jurados tomarem por razoável aquela narrativa seriam quase nulas pois como explicar-lhes a aceitação de ir "dar um susto" na vítima? de ter aceito uma arma municiada e quinhentos reais em dinheiro para consumar o fato? de ter feito uma espera diante da casa da vítima naquela noite? de tê-la abordado com voz de assalto e atirado contra a mesma... Concluindo que, com aquela versão dos fatos, a condenação seria certa!
Aquela figura pálida por falta de sol dos quase dois anos de aprisionamento em delegacia, completamente sem esperanças de liberdade a curto prazo, pergunta-me o que fazer e respondi-lhe: sua verdade parece uma mentira que nem eu estou acreditando. Se não me convenci, como vou convencer os jurados... Aceito a causa se você disser que foi lá para matar a vítima e que, por não ter índole assassina, se arrependeu e deu-lhe um tiro na perna... (no fundo eu achei realmente que a versão do "susto" era mentira). Naquele momento ouvi dele apenas: "o senhor é quem sabe...". Mais tarde no escritório ouvi brados da mãe do acusado inconformada: "o senhor quer que o meu filho diga para os jurados que ele foi lá para matar e acha que vai tirá-lo da cadeia?" Enfim, deu muito trabalho para explicar-lhes os termos do artigo 15 do Código Penal, segundo o qual: "O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados", que seria (e foi) a tese da defesa. Ressalvo que no caso concreto o ato praticado era apenas uma lesão corporal leve, cuja pena já tinha sido superada pelo tempo de aprisionamento do acusado. Felizmente, no júri, venceu a tese da defesa (posto em liberdade o réu) com posterior confirmação pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Momento de humor durante o julgamento, para fixação da tese da defesa foi uma paródia que fizemos de uma propaganda de cartão de crédito: "contratar um pistoleiro: R$ 500,00; comprar uma velha pistola com munição: R$ 600,00; na hora do crime o agente se arrepender e poupar a vida da vítima: não tem preço!"

Elias Mattar Assad (eliasmattarassad@yahoo.com.br) é presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas.

sábado, 12 de janeiro de 2008

APITOXINA: O VENENO QUE CURA

APITOXINA: O VENENO QUE CURA

De todos os produtos da abelha, a apitoxina é talvez o mais polêmico e o que suscita mais cuidados por parte do ser humano. Como tudo na natureza, é um paradoxo, mata em grandes quantidades, mas cura na dose certa.


A pesar de ser letal para o homem, quando aplicado em grandes proporções, o veneno da abelha é, paradoxalmente, um consagrado medicamento contra diversos distúrbios e problemas. O veneno da abelha, também chamado de apitoxina, é produzido por glândulas existentes no abdômen e introduzido no corpo das vítimas através do canal existente no ferrão, provocando reações que variam de intensidade de acordo com a sensibilidade de cada pessoa, podendo levar até a morte.

E uma substância química complexa formada por águas e aminoácidos, açúcares, histamina e outros componentes. O veneno da abelha é indicado para a saúde humana, mas ainda faltam publicações científicas a respeito do assunto. A obtenção exige técnicas de laboratório e situa-se num plano mais sofisticado da atividade apícola. Introduzida por Ciro Gomes Protta há vinte anos, a apitoxina chegou a ser comercializada em escala industrial em forma de pomada pelo laboratório Protta Apícola do Brasil, mas foi retirada do mercado por excessivas exigências do Ministério da Saúde, que não fornece O registro definitivo de comercialização do produto como medicamento novo, por não ter uma legislação específica para o assunto. Ciente da necessidade de um estudo científico, o laboratório se debruçou sobre o assunto que já tem dois laudos positivos emitidos pela Universidade de São Paulo — USP e UNIVALE, segundo Ciro Protta.

"Atualmente estamos trabalhando com quatro universidades que estão debruçadas em estudos da apitoxina no organismo animal e humano. Dentro de mais um ano teremos todos os dados para ser publicado em revistas científicas, o que deve validar a pesquisa dentro e fora do país", afirma. ~Cerca de 60 pessoas estão sendo tratadas com a pomada oficialmente, mas quando eu ainda fabricava e vendia o produto, mais de 100 mil pessoas puderam comprovar a eficácia da apitoxina como agente antiinflamatório, no tratamento de artrite, reumatismo, tendinite, bursite e inflamações comuns".

Apitoxina - O uso da apitoxina é muito antigo e veio provavelmente da observação de que os primeiros apicultores recebiam muitas picadas e não tinham problema de reumatismo. A apitoxina pode ser encontrada no mercado de forma clandestina (pois não tem autorização do Ministério da Saúde para ser vendida como remédio) em injeções subcutâneas, pomadas, inalações e até mesmo em comprimidos. A picada natural da abelha também é um método empregado, principalmente por acupunturistas. E recomendada para doenças como artrites, nevrites, afecções cutâneas, doenças oftalmológicas, no tratamento de esclerose múltipla, porém é importantíssimo ressaltar que nenhum desses tratamentos têm embasamento científico, e sim são todos baseados em observações e crendice popular. "Como pesquisador do produto eu recomendo que a apitoxina seja usada somente em pomada, pois em forma de injeção e comprimido sub—lingual, o veneno é absorvido rapidamente pela mucosa e pela corrente sanguínea. Dependendo da quantidade absorvida pela pessoa pode causar problemas", alerta Ciro Piotta que é membro da APACAME —Associação Paulista de Apicultores, Criadores de Abelhas Melíferas Européias.

Coleta do Veneno - Desde meados dos anos 50, o método do choque elétrico tem sido visado para estimular as abelhas a picar O coletor normalmente é colocado na entrada da colméia e conectado a um dispositivo que provê impulsos elétricos. O coletor é feito de madeira ou plástico e segura uma armação de arame. Debaixo dos arames está colocada uma folha de vidro que pode ser coberta com plástico ou material de borracha para evitar a contaminação do veneno. Durante a coleta, as abelhas entram em contato com a armação de arame e recebem um choque elétrico moderado. Elas picam a superfície da folha do coletor, pois identificam a excitação elétrica no momento como uma fonte de perigo. O veneno é então depositado entre o vidro e o material protetor, onde seca e depois é raspado e vendido para a indústria farmacêutica ou laboratório especializado. Todo o processamento da transformação do veneno em pomada demora dois dias.

O apicultor que trabalha com geléia real não trabalha com a apitoxina, pois a coleta do veneno gera muito estresse nas abelhas que ficam muito agressivas após esse trabalho. E aconselhável, inclusive não ter nada móvel (animais e movimentação de pessoas) a pelo menos 300 metros. A coleta deve ser feita somente 1 hora por dia e para coletar 1 grama de veneno é preciso extrai-lo de 10 colméias. A operação, na mesma colméia, só poderá ocorrer após três dias. As abelhas mais indicadas para a extração de veneno são as africanas ou africanizadas.

A previsão de ter o produto totalmente estudado e autorizado pelo Ministério da Saúde é de final de 2002, pois a fase de pesquisas em animais já foi concluída, falta agora a comprovação da eficácia do produto em seres humanos. Mesmo em Cuba e Estados Unidos, a apitoxina ainda não é considerada oficialmente "novo remédio", isso só poderá ser feito após publicação dos estudos. '"A minha industria está com uma pesquisa séria, muito grande, feita de forma detalhada e correta, para que possamos oferecer de forma legal e comprovada o que todo mundo já sabe, que a apitoxina é um excelente remédio. Quando isso acontecer a apicultura brasileira vai tomar um outro rumo e ter mais fôlego,já que a estimativa de produção para consumo gira em torno de 5 quilos de veneno por mês. Hoje, um quilo do produto está estimado em 30 mil reais", finaliza Ciro Protta.


APITOXINA – PRINCIPAIS DUVIDAS

Conheça as perguntas mais comuns a respeito do assunto e tire também suas dúvidas. E importante ressaltar que as afirmações contidas abaixo não têm comprovação cienti[fica!

1- Pra que serve a apitoxina?
A terapia com uso do veneno é reconhecida e aceita no tratamento de certas doenças humanas. O veneno da abelha melífera pode ser usado de diversas formas e modos, Pois é uma fonte rica de componentes farmaceuticamente ativos. Em doze países europeus, na categoria de droga, nós podemos achar vinte e quatro produtos que contêm veneno de abelha. Esses produtos incluem formas de creme, linimentos, ungüentos, pomadas ou injeção no tratamento de diversas doenças humanas. Eles estão disponíveis através de prescrição ou não, dependendo do pais.

2- O veneno da abelha pode ser administrado oralmente?
Na categoria de droga, informação limitada está disponível sobre o uso de veneno de abelha na forma de tablete, cápsula ou gota. Não obstante, há dúzias de produtos no mercado europeu na categoria homeopática contendo o extrato de bolsa de veneno. Nesta categoria, o veneno de abelha também está misturado com venenos de serpente e centopéia e é administrado oralmente no tratamento de doenças especificas. Foram desenvolvidas cápsulas de veneno de abelha e testadas na região da Calgária no tratamento de dor crônica. Deve-se notar que os resultados são preliminares e requerem pesquisas adicionais.

3- A solução de veneno é tão efetiva quanto as picadas de abelha?
O veneno de abelha tem muitos componentes ativos, porém, durante sua coleta, pode perder suas frações voláteis. Atualmente é desconhecido se estas frações representam um papel importante no efeito curativo. Métodos de preparação impróprios também podem diminuir sua efetividade. O veneno de abelha de uma fonte desconhecida pode ser velho, oxidado ou impropriamente armazenado e, por conseguinte menos efetivo quando usado. Com um método de preparação apropriado é possível fazer uma solução de veneno quase tão eficaz quanto as picadas de abelha. A solução de veneno de abelha foi usada com êxito no tratamento de dor crônica, problemas auditivos, traumas, esclerose múltipla, cicatrizes e todos os tipos de artrite. Algumas das vantagens do uso da solução de veneno são: o tratamento pode ser administrado sob supervisão de um médico; a dosagem e os componentes do veneno são padronizados; e o tratamento é independente das mudanças sazonais dos componentes e da disponibilidade de abelhas vivas.

4- A solução de veneno de abelha é considerada efetiva no tratamento de esclerose múltipla?
Em princípios dos anos 80 acreditava-se que a solução de veneno de abelha era tão efetiva quanto o veneno da abelha viva. Mais tarde este pensamento foi modificado, baseado nos resultados e na única solução de veneno de abelha disponível no mercado norte-americano. Tratamentos com a solução de veneno estão sendo realizados principalmente em clínicas privadas o que limita a informação disponível dos médicos. O tratamento da esclerose múltipla com picadas de abelhas vivas tem só uma década de história reportada e o tratamento com solução de veneno de abelha até menos que isso. A falta de um estudo cientificamente controlado, além de documentação apropriada tem dificultado a de¬terminação e comprovação da efetividade do tratamento. Pacientes com esclerose múltipla respondem individualmente á terapia com picadas de abelhas vivas. Alguns deles podem melhorar dentro de pouco tempo, enquanto outros precisam de um período mais longo. Em vários casos não houve melhora da condição do paciente. É desconhecido o que causa estas diferenças.

5- Quais são as prováveis causas dessa diferença no resultado do tratamento?
É preciso entender que a simples administração do veneno de abelha não assegurará sua efetividade. E importante seguir diretrizes de tratamento. Porém, qualquer que seja o tratamento não tem embasamento científico, todos são baseados em observações. Algumas possíveis causas podem ser: concentração e/ou quantidade insuficiente de solução de veneno, administração imprópria, ingestão insuficiente de vitamina C, carência nutricional, alergias, medicamentos, bloqueios mentais.

6- Com o que se parece o veneno da abelha e quanto tempo pode ser armazenado?
O veneno da abelha melífera é um líquido incolor. Após a secagem, é um pó branco se este for protegido da oxidação. Se não protegido, a oxidação mudará a cor de branco para castanho-amarelado. Mudanças causadas pela oxidação de certos componentes do veneno podem diminuir seu efeito curativo. Há tipos diferentes de veneno como: o inteiro puro e seco, o inteiro seco a frio (liofilisado). O tipo inteiro puro e seco é o mais puro veneno. E de cor branca, não contaminado com materiais externos e incolor quando é usado em solução. O tipo inteiro e seco pode ser contaminado com pólen, fezes, pó, néctar e mel. Sua cor varia de amarelo para castanho-amarelado dependendo da oxidação dos componentes. Em forma de solução tem também a mesma cor.

O veneno de abelha seco a frio é um veneno altamente processado e purificado. Durante a preparação, seu conteúdo de umidade e qualquer outro contaminante são removidos de modo a purificar e preservá-lo. Alguns dos componentes ativos também podem ser removidos se um método descontrolado de purificação é usado. É extensamente usado em cremes, linimentos e ungüentos. Na forma de tablete, pode ser usado para preparar a solução de veneno para aplicações de eletroforese ou de ultrasonoforese. É fácil de esterilizar com filtração de seringa. Se o veneno da abelha é protegido da umidade e luminosidade este pode ser armazenado durante dois anos. Não perderá sua toxidade. Secagem a frio é talvez, o método mais efetivo de se preservar o veneno.

7- Como a solução de veneno de abelha (BVS-Bea Venom Solution) é preparada?
Um dos métodos mais simples de preparar a solução de veneno de abelha é dissolver o veneno em uma solução salina, quente, isotônica, previamente esterilizada e passada por um filtro de microporos. A desvantagem deste método é que a solução salina quente pode destruir parcialmente os componentes ativos do veneno. Conseqüentemente, seu efeito de cura pode não ser comparado à efetividade de uma picada direta da abelha. Há outros métodos para se preparar uma solução de veneno mais efetiva, tais como: através do "método de preparação a frio" ou pelo uso do veneno seco a freezer. São exigidos estudos completos e metodologias precisas para se preparar uma solução efetiva.

8- Existe algum método para se usar a solução de veneno (BVS) sem ter que injetá-la?
A solução de veneno de abelha pode ser administrada por eletroforese ou ultrasonoforese. Ambos os métodos usam o BVS altamente diluído, porém a ultrasonoforese exige que esta solução seja misturada com um ungüento. A solução de veneno ou ungüento é colocada então sobre a área afetada e penetra o corpo com a ajuda de uma corrente elétrica ou ultra-som. Outro método usa um tablete de veneno de abelha que contém uma quantidade controlada de veneno dissolvido em um volume específico de água destilada e assegurando desta forma urna concentração segura e apropriada. Estes métodos são seguros e indolores.

Eles não requerem o uso de qualquer instrumentação sofisticada diferente do que já está em uso nas instituições médicas. Além disso, estes métodos asseguram a administração controlada do veneno através de médico ou terapeuta. A solução de veneno de abelha pode ser usada na acupuntura também. Durante as últimas três décadas os chineses combinaram métodos de acupuntura tradicional com o uso da solução de veneno de abelha no tratamento da epilepsia, impotência e várias outras condições passíveis de serem tratadas com picadas de abelhas vivas. Um dos métodos usa urna agulha de acupuntura que foi imersa na solução de veneno e administrada em pontos de acupuntura.

9- É necessário esterilizar a área afetada antes de se administrar o ferrão da abelha ou BVS?
Alguns dos mais comuns desinfetantes como álcool ou tintura de iodo não deveriam ser usados para BVS. Estes desinfetantes destroem os componentes ativos do veneno rapidamente. Na prática, a área afetada pode ser lavada com sabão e água morna e ser seca com uma toalha. Antes da administração de uma injeção de veneno de abelha a área afetada deve ser limpa com éter ou benzina.

10 - Como eu posso usar na terapia creme, linimento, ungüento ou pomada contendo veneno de abelha?
Foram desenvolvidos produtos de veneno de abelha nestas formas para o tratamento de artrite, reumatismo, tendinite, bursite, inflamações comuns. Não há nenhuma evidência científica ou informal para este tipo de administração do veneno em condições de esclerose múltipla.

11- Quantas injeções podem ser preparadas com 1.0g de veneno de abelha?
Os resultados de pesquisa mostraram que a bolsa de veneno da abelha melífera tem aproximadamente 0,1 mg de peso seco. Então, 10.000 bolsas contêm 1.0 g de veneno. Preparando-se uma solução inicial 3x concentrada, cada 1 ml conterá 1.0 mg de veneno. Administrando 0.1 mi da solução de veneno na área afetada será equivalente à picada de uma abelha. Como resultado, 1,0 g de veneno de abelha pode resultar em 10.000 injeções. Durante os últimos 30 anos, a solução 3x concentrada tem sido considerada uma preparação homeopática e foi provado ser seguro o seu uso. O tratamento sempre foi administrado por médicos e não existem informações a respeito de choques anafiláticos sérios ou mortes. A mais recente pesquisa indicou que uma bolsa de veneno comum contém aproximadamente 40-50% mais veneno que aquela quantia previamente mencionada. Então, aproximadamente 7.000 injeções podem ser preparadas de 1.0g de veneno de abelha. Porém, estes resultados têm que ser ainda amplamente pesquisados e aceitos.

Apitoxina - O VENENO DE ABELHAS

O VENENO DE ABELHAS

A Apitoxina ou veneno de abelhas como é conhecida por muitos, é uma substância complexa, uma neurotoxina, cuja composição é de 88% de água e o restante corresponde a 19 aminoácidos, enzimas, peptídeos e aminas bioativas, açúcares, componentes voláteis e outros em menor quantidade.

INDICAÇÕES DA APITOXINA:

Reumatismos dolorosos
Artrite reumática
Tendinite
Dores musculares
Bursite
Artrose
Nevralgias (ciático e trigêmeos)
A Apitoxina é também vasodilatadora, proporcionando uma maior irrigação na região afetada, possibilitando assim, uma melhor atuação do cortisol. Por maior que seja o estímulo que a apitoxina possa provocar, a glândula supra-renal só libera a quantidade de cortisol de que o organismo necessita, diferente do cortisona exógeno (corticóides) que é um antiinflamatório muito perigoso, pois pode promover uma super dose no organismo, causando problemas como: obesidade, hematomas, infertilidade e etc.

COMO CONSUMIR A APITOXINA

APIPUNTURA DIRETA: toma-se picadas de abelhas diretamente na região dolorida.
COMPRIMIDOS: devem ser usados de forma sublingual, pois com a ação dos sucos gástricos a apitoxina se torna inativa.Cada comprimido contém 10 UA (Unidade Apis), sendo que 1 UA equivale à fração não tóxica (terapêutica) do "veneno" de 1 picada de abelha. Deve-se usar 1 comprimido duas vezes ao dia, quebrando-o com os dentes e mantendo-o sob a língua durante 10 minutos. É importante durante a terapia com Apitoxina, suplementar a dieta com geléia real, pois além de sua ação revigoradora, é uma fonte importante de fósforo, pois no metabolismo da Apitoxina, o organismo necessita deste elemento.
CREMES: para dores localizadas, massageia-se a região dolorida duas a três vezes ao dia.
INJETÁVEL: só deve ser utilizado com acompanhamento médico.
APIACUPUNTURA: pontos de acupuntura, onde é colocada uma gota de apitoxina. Somente realizado em clínicas especializadas
texto extraído do site: http://www.sebraern.com.br/apicultura/apic_aapitoxina.htm

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

A ressurreiçãoJesus aparece a alguns dos discípulos junto do mar de Tiberíades

Jesus aparece a alguns dos discípulos junto do mar de Tiberíades

1 DEPOIS disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim:
2 Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos.
3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.
4 E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.
5 Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.
6 E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.
7 Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o SENHOR. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar.
8 E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes.
9 Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão.
10 Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes.
11 Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a rede.
12 Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor.
13 Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe.
14 E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos.
15 E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
16 Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
18 Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.
19 E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me.
20 E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair?
21 Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será?
22 Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu.
23 Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?
24 Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.
25 Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.
João 21:1-25 - (Almeida Fiel e Corrigida)

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

A ressurreição

A ressurreição

1 E NO primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.
2 Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram.
3 Então Pedro saiu com o outro discípulo, e foram ao sepulcro.
4 E os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais apressadamente do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro.
5 E, abaixando-se, viu no chão os lençóis; todavia não entrou.
6 Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis,
7 E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte.
8 Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu.
9 Porque ainda não sabiam a Escritura, que era necessário que ressuscitasse dentre os mortos.
10 Tornaram, pois, os discípulos para casa.
João 20:1-10 - (Almeida Fiel e Corrigida)

Jesus aparece a Maria Madalena

Jesus aparece a Maria Madalena

11 E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro.
12 E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13 E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.
14 E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.
15 Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer, Mestre).
17 Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.
18 Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.
João 20:11-18 - (Almeida Fiel e Corrigida)

Jesus aparece aos onze. A incredulidade de Tomé

Jesus aparece aos onze. A incredulidade de Tomé

19 Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.
20 E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.
21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
22 E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
23 Àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.
24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
25 Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
26 E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.
27 Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
28 E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
30 Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro.
31 Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
João 20:19-31 - (Almeida Fiel e Corrigida)

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Jesus perante Pilatos

Jesus perante Pilatos

1 PILATOS, pois, tomou então a Jesus, e o açoitou.
2 E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram sobre a cabeça, e lhe vestiram roupa de púrpura.
3 E diziam: Salve, Rei dos Judeus. E davam-lhe bofetadas.
4 Então Pilatos saiu outra vez fora, e disse-lhes: Eis aqui vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele crime algum.
5 Saiu, pois, Jesus fora, levando a coroa de espinhos e roupa de púrpura. E disse-lhes Pilatos: Eis aqui o homem.
6 Vendo-o, pois, os principais dos sacerdotes e os servos, clamaram, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós, e crucificai-o; porque eu nenhum crime acho nele.
7 Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de Deus.
8 E Pilatos, quando ouviu esta palavra, mais atemorizado ficou.
9 E entrou outra vez na audiência, e disse a Jesus: De onde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta.
10 Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar?
11 Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.
12 Desde então Pilatos procurava soltá-lo; mas os judeus clamavam, dizendo: Se soltas este, não és amigo de César; qualquer que se faz rei é contra César.
13 Ouvindo, pois, Pilatos este dito, levou Jesus para fora, e assentou-se no tribunal, no lugar chamado Litóstrotos, e em hebraico Gabatá.
14 E era a preparação da páscoa, e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei.
15 Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão César.
16 Então, conseqüentemente entregou-lho, para que fosse crucificado. E tomaram a Jesus, e o levaram.
João 19:1-16 - (Almeida Fiel e Corrigida)

A crucificação

A crucificação

17 E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota,
18 Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.
19 E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.
20 E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim.
21 Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, O Rei dos Judeus, mas que ele disse: Sou o Rei dos Judeus.
22 Respondeu Pilatos: O que escrevi, escrevi.
23 Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura.
24 Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: Repartiram entre si as minhas vestes, E sobre a minha vestidura lançaram sortes. Os soldados, pois, fizeram estas coisas.
25 E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.
26 Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.
27 Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.
28 Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.
29 Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissope, lha chegaram à boca.
30 E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
31 Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.
32 Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado;
33 Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas.
34 Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
35 E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais.
36 Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado.
37 E outra vez diz a Escritura: Verão aquele que traspassaram.
João 19:17-37 - (Almeida Fiel e Corrigida)

A sepultura de Jesus

A sepultura de Jesus

38 Depois disto, José de Arimatéia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então foi e tirou o corpo de Jesus.
39 E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés.
40 Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer, na preparação para o sepulcro.
41 E havia um horto naquele lugar onde fora crucificado, e no horto um sepulcro novo, em que ainda ninguém havia sido posto.
42 Ali, pois (por causa da preparação dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro), puseram a Jesus.
João 19:38-42 - (Almeida Fiel e Corrigida)

Sem Proteção

Sem Proteção
(Rafael Belo)

Me solta, que minha insegurança segura minha vida nas grades de casa e trava portas e janelas para o mundo não entrar. Não me deixe sozinho sem a segurança da proteção. Toque de recolher silencioso quando a noite chega e a coragem acaba. Os bandidos trancados nas calçadas querem nos libertar.
Nosso enfadonho cotidiano roubado e quem é o ladrão com tanta agressão verbal? Nada de Ética, nada de Moral! É o trauma de uma rotina banal onde atira quem leva vidas e de quem é levado carregando o medo e a real paranóia de um descaso social a mais. Muros mais altos e elétricos, concreto sobre concreto e as vistas parecem se prisões. (?)
Lá se levam identidades de dia e o respeito é mais uma palavra contra a covardia. Sem iluminação decente a dúvida é quem cresce mais os assaltantes ou assaltados? Quantas mortes publicadas e óbitos impressos. A violência muda de cara e aumenta a agressão, são veículos com pressa e ônibus roubados. Ninguém é poupado nas mãos do Estado ou de um ladrão. Gabriel "o pensador" tem sua voz e canta: "Até quando vou ficar levando: porrada, porrada. Até quando vou ser saco de pancada...". A dor e o medo nos manipulam e cada vez mais estamos sem proteção. Para não perder a linha dos poetas: "Que País é Esse?".

Precoce Vida

Precoce Vida
(Rafael Belo)

Nada mais tem seu tempo, tudo se mistura ao descaso delinqüente a querer ser ninguém como nós precoces sem posses sem viver as fases puladas e crescendo incompletos e não crescendo. Acumulando anos sem idade e exercendo a estética. Porres tomados por quem devia brincar, bebês nascidos de quem não sabe se cuidar e ainda brinca com as bonecas que acaba de ganhar.

A vida passa sem se ver e nada mudou, mas, os coletivos lotados aproximam o aperto dos apertados e as conversas se misturam. No papo da idade os filhos vão crescendo em planos pequenos e ambições de luxo, que vêm cobrar sua alma depois. Em um ciclo de amizades o sexo gerou filhos sem proteção e estrutura em todos os sentidos (como um estatus social) e o motivo... Não há mais o que liberar!

Felicidade vendida em uma caixinha de Jontex e um punhado de ego com uma pitada de ganância. Sem surpresa nem esperança, apenas mais distorção do irreal e mais dívidas a não serem pagas. Então, a vida acaba na impotência de se perceber, que assim é o fim e aos 18 já se passou o que antes ao 100 não se passava. E o dom mais precioso parece nada se não valer estatus se não servir de escada para uma maior ilusão, para uma anestesia mais forte em uma sobrevivência de morte onde todos somos cegos e sem nenhum sentido. Podemos ser ignorantes ou ignorados...

Amarelouro

Amarelouro

Aquele sol se "punha" no fim do gramado
orvalho cegante em seu amarelouro no
antes celeste azul todo tomado pela cor
da iluminação e tudo parecia o pôr-do-sol
mas tudo visto eram cores em um espetáculo
pulsante porém estático como uma genial obra
perfeita emoldurada pela imaginação

Transbordar era o verbo do meu corpo emocional
conjugando luz e lágrimas de comoção por meio
dos olhos refletindo a imensidão de um infinito
revelado para a alma exaltada incontida
naquele reflexo de luzes sem alvorecer nem
se pôr em um crepúsculo pré-incindente e
pós-incidente enxergado através da cegueira na
Beleza Triunfal

Luminosas lágrimas gratas por sentir e não
compreender ser tão compreendida pela incompreensão
do apenas sentido no sentimento elevado
detalhadamente desenhado no estender do
horizonte interminável fonte da nossa
própria luz no espalhar do Amarelouro Céu

(Rafael Belo)

Abridor de Almas

Abridor de Almas

Virá o veio feito brisa no presente eu
vindo bambo nas calçadas tortas disfarçado
de Morfeu sonhando os olhos abertos do
caminho flutuando no sorriso abridor de
almas nos penetrantes olhos solares Brilho
branco virando corpos do avesso como se
toda paz vivesse entre os lábios e fosse
derramada mel pelo par de espelhos
marítimos cheios de maré a nos sugar
para si sem dor nem peso e Lá se
foi o medo para além do raiar de todo
horizonte foi-se conformado de não mais
ter razão aberto pela presença do abridor
de almas ofuscante e tão sincero quanto
olhares puros de cristalina emoção
acariciando o coração em chuva quente de
lágrimas celestes emocionadas com o ser humano
real tocado pelo seu silêncio mais profundo
imortal desenhado na própria imensidão das Almas
abertas

(Rafael Belo)

Confidências de criminalistas II

Confidências de criminalistas (II)

Ao agradecer ao colega do Rio de Janeiro pela confidência e parabenizá-lo pela perícia, chamou-me a atenção a sua reflexão final: "...Pelo nosso sistema o que importa é o que vai para o processo. Tenho que a verdade não é problema da defesa. A verdade é um problema da filosofia...". Os que militam na advocacia criminal sabem que, quando um delegado de polícia coloca na cabeça que alguém é autor de um crime e contagia o Ministério Público com suas premissas acusatórias, a defesa tem muito trabalho para impedir que um inocente seja processado e condenado. Se o caso ganhar alguma repercussão, quaisquer hipóteses de inocência levantadas pela defesa são publicamente ridicularizadas. Assim, ouso acrescentar que a verdade não tem sido "problema" nem da acusação nem de setores da mídia ou mesmo da sociedade, influenciada por ela, que, diante de um fato criminoso, brada: "Cadeia já!". Se o "personagem" preso é realmente culpado, ao invés de ser um problema essencialmente da Justiça, acaba virando um problema dele e de seu advogado... Raridade, neste vale de lágrimas, um juiz ou tribunal proclamar que as "provas não são suficientes para uma condenação ", ainda que a defesa escreva incontáveis laudas demonstrando tecnicamente a fragilidade ou imprestabilidade delas.
No pouco apreço das autoridades pelos princípios normativos constitucionais e processuais penais, a polícia judiciária, diante da dúvida, indicia pessoas e o Ministério Público as denuncia. O juiz, na dúvida se recebe ou não a denúncia, acaba por recebê-la. Na sentença, muitos comodamente repetem o mesmo raciocínio e condenam, ainda que persista a dúvida, com rebuscados argumentos no sentido de "enriquecer provas tecnicamente imprestáveis. E os tribunais, não raro, acabam por referendar tais condenações. A preocupação se volta mais a que as coisas "pareçam certas" em detrimento do "serem certas" (paródia inversa: "à mulher de César não basta ser séria. Tem que parecê-lo"). Enfim, amigo do RJ, já que estamos falando em"'busca da verdade", inegável que a prova classicamente insuficiente sequer para indiciar alguém em um inquérito policial transformou-se em "prova boa" para uma condenação ou para mandar alguém a julgamento pelo júri...
Aqueles que exercem autoridade despoticamente, em primeiro lugar, têm certeza da impunidade, pois não temos em nosso sistema nenhuma tutela no manejo das normas processuais. Em segundo, e isto interessa para a psiquiatria, talvez pensem que em seus gabinetes e salas de audiências, com suas canetas e parcela de poder, estão lutando contra monstros e, assim, nem sentem que, em muitos casos se transformam no que eles próprios pensam que combatem.
Aos injustiçados da República que ainda tenham estômago para tentar uma indenização, muitos anos após, se conseguirem a façanha de ganhar a questão, receberão míseras quantias e ainda em precatórios "esbulhatórios". Este é o Brasil de 2008! Muitos escreveram e vamos continuar com nossas confidências...

Elias Mattar Assad(eliasmattarassad@yahoo.com.br) é presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas.

Confidências de criminalistas I

Confidências de criminalistas (I)


Não basta ser advogado. Defesa criminal é para profissionais da área, onde um vacilo pode manter ou mandar uma pessoa, por muitos anos, para as sucursais do inferno na terra, que são os presídios brasileiros. Um colega criminalista do Rio de Janeiro confidenciou: "...Certa feita, como defensor público, fui incumbido de uma causa que estava para ser julgada pelo Tribunal do Júri. Após estudo do processo fui até o presídio onde se encontrava o acusado para um primeiro contato. A causa era daquelas em que, embora o acusado negasse a autoria do homicídio, a denúncia e a sentença de pronúncia insistiam na hipótese de ser ele o autor do crime, com remessa para o júri decidir. Após solicitar a presença do acusado aos que o custodiavam e apresentar-me como seu defensor, o mesmo foi incisivo: "Não matei...". Ponderei para aquele homem que o delegado que presidiu o inquérito, o promotor que denunciou e o juiz que instruiu o processo tudo fizeram e direcionaram para configurar ser ele o autor do crime e que, do jeito que as coisas estavam no papel, a continuar negando a autoria, poderia ser condenado pelo júri. Ele retrucou: "Que justiça do cacete é essa! Não matei ninguém, estou preso e o senhor está dizendo que posso ser condenado por uma coisa que não fiz. O que o senhor me aconselha..."
Falei para ele que no estudo do processo, sendo a vítima um valentão e encrenqueiro com várias passagens pela polícia, a opção que restava, com maior probabilidade de absolvição pelo júri, seria assumir a autoria e dizer que matou em legítima defesa. O acusado, ao ouvir o conselho, empalideceu e disse: "Eu tinha uma bronca com o cara, mas não iria matá-lo, vou assumir algo que não fiz e como vou justificar o interrogatório na polícia e perante o juiz dizendo que não fui eu...". Acrescentei: fale que ficou com medo de vingança, que teve que matar para não morrer naquela madrugada em que cruzou com ela no atalho estreito dos fundos do bar onde foi encontrada morta... Você é um pai de família, trabalhador, nunca se envolveu antes com a Justiça e consta do processo que a destemida e inconseqüente vítima, por duas vezes, te ameaçou naquele mesmo bar.
Alguns momentos de silêncio e reflexão e o acusado disse-me: "O senhor me garantindo que dará certo, vou seguir seu aconselhamento...". Interrompi e disse-lhe que não estaria garantindo e sim aumentando as probabilidades de absolvição de acordo com o que constava do processo. Arrematou dizendo: "Se aumentam as chances de sair daqui, vamos fazer como o senhor está falando!"
Em suma, foi levado a julgamento pelo Tribunal do Júri e absolvido por unanimidade por legítima defesa própria. Proclamado o resultado e expedido o alvará de soltura, me abraçou chorando de emoção e disse: "Não entendo a Justiça de vocês... Por todo o tempo em que falei a verdade fiquei preso... De qualquer modo, obrigado doutor por devolver a liberdade para quem nunca matou ninguém."
Assim, Elias, por outro caminho atingimos o objetivo. Afinal, pelo nosso sistema o que importa é o que vai para o processo. Tenho que a verdade não é problema da defesa. A verdade é um problema da filosofia..."

Elias Mattar Assad(eliasmattarassad@yahoo.com.br) é Presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Jesus preso em Getsêmani

Jesus preso em Getsêmani

1 TENDO Jesus dito isto, saiu com os seus discípulos para além do ribeiro de Cedrom, onde havia um horto, no qual ele entrou e seus discípulos.
2 E Judas, que o traía, também conhecia aquele lugar, porque Jesus muitas vezes se ajuntava ali com os seus discípulos.
3 Tendo, pois, Judas recebido a coorte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, veio para ali com lanternas, e archotes e armas.
4 Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais?
5 Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu. E Judas, que o traía, estava com eles.
6 Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram, e caíram por terra.
7 Tornou-lhes, pois, a perguntar: A quem buscais? E eles disseram: A Jesus Nazareno.
8 Jesus respondeu: Já vos disse que sou eu; se, pois, me buscais a mim, deixai ir estes;
9 Para que se cumprisse a palavra que tinha dito: Dos que me deste nenhum deles perdi.
10 Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.
11 Mas Jesus disse a Pedro: Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu?
João 18:1-11 - (Almeida Fiel e Corrigida)

Jesus perante o sinédrio. Pedro nega-o

Jesus perante o sinédrio. Pedro nega-o

12 Então a coorte, e o tribuno, e os servos dos judeus prenderam a Jesus e o maniataram.
13 E conduziram-no primeiramente a Anás, por ser sogro de Caifás, que era o sumo sacerdote daquele ano.
14 Ora, Caifás era quem tinha aconselhado aos judeus que convinha que um homem morresse pelo povo.
15 E Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. E este discípulo era conhecido do sumo sacerdote, e entrou com Jesus na sala do sumo sacerdote.
16 E Pedro estava da parte de fora, à porta. Saiu então o outro discípulo que era conhecido do sumo sacerdote, e falou à porteira, levando Pedro para dentro.
17 Então a porteira disse a Pedro: Não és tu também dos discípulos deste homem? Disse ele: Não sou.
18 Ora, estavam ali os servos e os servidores, que tinham feito brasas, e se aquentavam, porque fazia frio; e com eles estava Pedro, aquentando-se também.
19 E o sumo sacerdote interrogou Jesus acerca dos seus discípulos e da sua doutrina.
20 Jesus lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde os judeus sempre se ajuntam, e nada disse em oculto.
21 Para que me perguntas a mim? Pergunta aos que ouviram o que é que lhes ensinei; eis que eles sabem o que eu lhes tenho dito.
22 E, tendo dito isto, um dos servidores que ali estavam, deu uma bofetada em Jesus, dizendo: Assim respondes ao sumo sacerdote?
23 Respondeu-lhe Jesus: Se falei mal, dá testemunho do mal; e, se bem, por que me feres?
24 E Anás mandou-o, maniatado, ao sumo sacerdote Caifás.
25 E Simão Pedro estava ali, e aquentava-se. Disseram-lhe, pois: Não és também tu um dos seus discípulos? Ele negou, e disse: Não sou.
26 E um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha, disse: Não te vi eu no horto com ele?
27 E Pedro negou outra vez, e logo o galo cantou.
João 18:12-27 - (Almeida Fiel e Corrigida)

Jesus perante Pilatos

Jesus perante Pilatos

28 Depois levaram Jesus da casa de Caifás para a audiência. E era pela manhã cedo. E não entraram na audiência, para não se contaminarem, mas poderem comer a páscoa.
29 Então Pilatos saiu fora e disse-lhes: Que acusação trazeis contra este homem?
30 Responderam, e disseram-lhe: Se este não fosse malfeitor, não to entregaríamos.
31 Disse-lhes, pois, Pilatos: Levai-o vós, e julgai-o segundo a vossa lei. Disseram-lhe então os judeus: A nós não nos é lícito matar pessoa alguma.
32 (Para que se cumprisse a palavra que Jesus tinha dito, significando de que morte havia de morrer).
33 Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o Rei dos Judeus?
34 Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo, ou disseram-to outros de mim?
35 Pilatos respondeu: Porventura sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?
36 Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
37 Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
38 Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.
39 Mas vós tendes por costume que eu vos solte alguém pela páscoa. Quereis, pois, que vos solte o Rei dos Judeus?
40 Então todos tornaram a clamar, dizendo: Este não, mas Barrabás. E Barrabás era um salteador.
João 18:28-40 - (Almeida Fiel e Corrigida)

CUBO MÁGICO OU CUBO DE RUBIK

CUBO MÁGICO OU CUBO DE RUBIK

Você provavelmente o conheça como Cubo Mágico. Os cientistas o chamam de Cubo de Rubik, em homenagem a seu inventor, o húngaro Erno Rubik (escultor e professor de arquitetura). Cubo mágico ou Cubo de Rubik é um quebra-cabeças tridimensional, inventado em 1974.

Variações: O Cubo de Rubik é um cubo geralmente confeccionado em plástico, sendo 3x3x3 a sua versão mais comum, composta por 54 faces e 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. As versões 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5 são menos conhecidas.

Curiosidades: "Número de Deus" - a solução universal do cubo de Rubik com menos movimentos é designada "Número de Deus" e é de 26 movimentos.
Estima-se que o número de combinações diferentes seja de 43.252.003.274.489.856.000.
Devido à complexidade exigida para a organização de suas cores, muitas pessoas acabam desistindo de tentar solucioná-lo. No entanto, muitos sites já disponibilizam gratuitamente vários métodos de resolução. Basta paciência, dedicação e interesse para desvendar definitivamente o mistério desse quebra-cabeças tridimensional.

Consulte-nos sobre outros produtos pedagógicos - Temos uma linha bastante completa de brinquedos pedagógicos e científico-educacionais.

Só aceitamos SEDEX a cobrar se o cliente depositar o valor do frete em nossa conta antecipadamente.

 

Veja todos os nossos produtos: Microscópios, binóculos; telescópios; lunetas; bússolas; lupas; moldes anatômicos (esqueleto);  torso humano; produtos naturais à base de mel e própolis; produtos para os pés e para calçados; brinquedos de madeira e pedagógicos.

CUBO MÁGICO OU CUBO DE RUBIK

CUBO MÁGICO OU CUBO DE RUBIK

Você provavelmente o conheça como Cubo Mágico. Os cientistas o chamam de Cubo de Rubik, em homenagem a seu inventor, o húngaro Erno Rubik (escultor e professor de arquitetura). Cubo mágico ou Cubo de Rubik é um quebra-cabeças tridimensional, inventado em 1974.

Variações: O Cubo de Rubik é um cubo geralmente confeccionado em plástico, sendo 3x3x3 a sua versão mais comum, composta por 54 faces e 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. As versões 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5 são menos conhecidas.

Curiosidades: "Número de Deus" - a solução universal do cubo de Rubik com menos movimentos é designada "Número de Deus" e é de 26 movimentos.
Estima-se que o número de combinações diferentes seja de 43.252.003.274.489.856.000.
Devido à complexidade exigida para a organização de suas cores, muitas pessoas acabam desistindo de tentar solucioná-lo. No entanto, muitos sites já disponibilizam gratuitamente vários métodos de resolução. Basta paciência, dedicação e interesse para desvendar definitivamente o mistério desse quebra-cabeças tridimensional.

Consulte-nos sobre outros produtos pedagógicos - Temos uma linha bastante completa de brinquedos pedagógicos e científico-educacionais.

Só aceitamos SEDEX a cobrar se o cliente depositar o valor do frete em nossa conta antecipadamente.

 

Veja todos os nossos produtos: Microscópios, binóculos; telescópios; lunetas; bússolas; lupas; moldes anatômicos (esqueleto);  torso humano; produtos naturais à base de mel e própolis; produtos para os pés e para calçados; brinquedos de madeira e pedagógicos.

LISTA DOS PRODUTOS SISCOMPAR

LISTA COMPLETA DOS PRODUTOS
Adquira nosso catálogo:
Apenas r$ 1,99 - Este valor será inteiramente reembolsado quando da compra de um produto

Nossos produtos na linha de:

Aceleração = KIT COM 28 JOGOS - KA

Alfabetização = ALFABETO DE LETRAS CURSIVAS - ALFABETO EM MADEIRA - ALFABETO MÓVEL - ALFABETO MÓVEL EM E.V.A - ALFABETO SILÁBICO - ALFABETO SILÁBICO - DOMINÓ ADIÇÃO - DOMINÓ ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS - DOMINÓ COR E FORMA - DOMINÓ CORRESPONDÊNCIA - DOMINÓ DE ADIÇÃO - DOMINÓ DE ASSOCIAÇÃO GEOMÉTRICA - DOMINÓ DE MULTIPLICAÇÃO - DOMINÓ DIVISÃO SILÁBICA - DOMINÓ DO "A" ao "Z" - DOMINÓ FIGURAS DE ANIMAIS - DOMINÓ FIGURAS DE FRUTAS - DOMINÓ FORMAS GEOMÉTRICAS - DOMINÓ METADES - DOMINÓ METADES - DOMINÓ MULTIPLICAÇÃO - DOMINÓ POSIÇÃO - DOMINÓ QUANTIDADES - DOMINÓ SUBTRAÇÃO - DOMINÓ TAMANHOS - DOMINÓ TRADICIONAL - DOMINÓS DE DIVISÃO - DOMINÓS DE SUBTRAÇÃO - KIT LETRAS CAIXA DE MADEIRA - KIT LETRAS SACO DE TECIDO - KIT NÚMEROS SACO DE TECIDO - LETRAS COLORIDAS-SACO DE TECIDO - LETTERS-CAIXA DE MADEIRA - LOTO LEITURA - NUMERALFA - NÚMEROS, SINAIS E LETRAS - PALAVRAS CRUZADAS - TABUADA - TREM-LETRAS (alfabeto) - TREM-LETRAS - VAMOS FORMAR PALAVRAS

Alimentos = Bolacha de Mel 120gr - Cálcio de Ostra 100cáps - Colágeno 100cáps - Colágeno 100comp - Concha de Ostra 100cáps - Fibra de Trigo 100cáps - Fibra Life - Levedo de Cerveja 100comp - Levedo de Cerveja 400comp - Licor de Jabuticaba - óleo de Alho 100cáps - Óleo de Gérmen de trigo 100cáps - Ômega-3-100cáps

Alinhavos = Alinhavo Aranha - Alinhavo Bota - Alinhavo Caramujo - Alinhavo Centopéia - Alinhavo Círculo - Alinhavo Dinossauro - Alinhavo Pássaro - Alinhavo Porco-Espinho - Alinhavo Quadrado - Alinhavo Retângulo - Alinhavo Tênis - Alinhavo Triângulo

Artigos de Iluminação = DÍNAMO LANTERNA

Artigos Esportivos = CRONÔMETRO - GREEN HAWK - RACK DE PAREDE LONG-BOARD - RACK DE PAREDE SKATE - RACK DE PAREDE SURF - RACK DE PAREDE WIND-SURF - RACK SURF BIKE

Automotivo = AROMATIZANTE DE AMBIENTES

Binóculos = BINÓCULOS 10X50 - BINÓCULOS 4X32 - LUNETA LUXO

Brinquedos Científicos = AVIÃO CONTROLADO - CALEIDOSCÓPIO - CRONÔMETRO - EXPLORADOR SÔNICO - FOGUETE COM ÁGUA E AR - GIROSCÓPIO - MICROSCÓPIO / TELESCÓPIO COR - MINI DETECTOR DE SOM - MULTIÓTICO

Brinquedos Educativos = ANIMAIS DE ENCAIXE - ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO - BAÚ CRIATIVO - BAÚ PEDAGÓGICO - BLOCOS DE CONSTRUÇÃO - BLOCOS DE CONSTRUÇÃO E URBANISMO - BLOCOS DE CONSTRUÇÃO GIGANTES - CONJUNTO QUEBRA CUCA - JOGO DE ENCAIXE TRIDIMENSIONAL "3D" E.V.A - MEMO-CAR - MOSAICO GEOMÉTRICO - SUPER TRANSBLOCOS - TRANSBLOCOS

Brinquedos em Madeira = AUTOMÓVEL - BLOCK-CAR - CARRETA COLORIDA - CARRINHO DE PUXAR - CASTELOS COLORIDOS - COLAGEM - FÓRMULA UM - FURGÃO COLORIDO - MICROMODELOS - MINHA PRIMEIRA CONSTRUÇÃO - MOSAICO DE TRIÂNGULOS - MOSAICO GEOMÉTRICO - ROMEU E JULIETA COM 2 - ROMEU E JULIETA COM 3 - TRATOR RURAL - TREM-PEDAGÓGICO COLORIDO - TRENZINHO - TRENZINHO COLORIDO

Bússolas = BÚSSOLA DE PULSO - BÚSSOLA EM LÍQUIDO - BÚSSOLA EM LÍQUIDO COM LOCALIZADOR - BÚSSOLA EM LÍQUIDO COM LUPA - BÚSSOLA EM LÍQUIDO E ESTOJO DE COURO - BÚSSOLA ENGENHEIRO - BÚSSOLA PARA MAPA - BÚSSOLA
SIMPLES

CDs = CD-ALLAN KARDEC - CD-BÍBLIA SAGRADA

Conservação de Calçados = Alargador de Calçados 80ml - Amaciante de Couro 80ml - Antiderrapante para calçados - Borracha Mágica - Caixa de Engraxar - Caixa de Madeira - Escova cerdas de latão sem verniz - Escova para engraxar - Escova para lustro pequena - Esponja mágica de bolso - Esponja mágica grande - Esponja mágica sapato - Esponja mágica sapato pequeno - Flanela para lustro - Impermeabilizante para couro e camurça 200ml - Limpador à seco 200ml - Mousse para calçados - Mousse para tênis - Renovador de camurça e nobuck 200ml - Renovador de camurça e nobuck 80ml - Sachê para calçados Jeans - Sachê para calçados Tecido Fino

Cosméticos = Radicaux - Balm Pós Barba - Bio Actif - Bio Tenseur - Ciclos DMAE - Complexo Multivitamínico - Complexo Multivitamínico - Condicionador de Mel-130ml - Condicionador Vida - Creme de Geléia Real-30gr - Creme de Massagem Algas Marinhas-450gr - Creme de Mel-30gr - Creme de Própolis-30gr - Creme Hidratante-30gr - Creme Própolis 18gr - Creme Rosa Mosqueta-30gr - Defatigant - Depeeling Facial - Desodorante de Própolis-100ml - Dynamizante - Ecstasy Marron - Equilibre -  Esfoliante Pés - Fortifier - Freicheur Tônico - Gel Erva Doce - Gel Firmador - Gel Higienizante - Graus Condicionador - Graus Fluído - Graus Shampoo - Hidratante Erva Doce - Hidratante Facial - Hitech Vermelho - Huile - Intimus - Kit Dmae-Eficácia é comprovada, diminui até 98%... - Kit Hidratação - Kit Lipogel - Le Buste - Lenços Higienizantes - Lift Gel - Lipogel Sabonete - Molesse - Mousse Barbear - Mousse Depeeling - Nettoyant - Nutriplus C - Óleo
Corporal Frutas Vermelhas 200ml - Óleo Corporal Maracujá e Kiwi - Potencializador - Preto Metal - Protetor Solar FPS 30 - Redugel HB 30 - Sabonet ARL - Shampoo Ethnia 260ml - Spray Bucal 15ml

Cuidados com os Pés e Palmilhas = Aromatizante para calçados - Cadarços - Calçadeiras - Creme Desodorante para os pés-120gr - Desodorante para pés e calçados-80ml - Gel esfoliante para os pés 120gr - Loção hidratante e repousante para os pés 120gr - MASSAGEADOR PARA OS PÉS - Meia palmilha - Palmilha antimicrobial recortável - Palmilha confortável - Palmilha confortável recortável - Palmilha de reposição antimicrobial adulto - Palmilha de reposição antimicrobial infantil - Palmilha extra macia gelo - Palmilha Magnética - Palmilha whisky - Protetor para calcanhar - Protetor para calos - Protetor para joanetes - Protetor plantar

Fantoches = Abóbora - Almofada Sapo - Amarelinha - Animais Domésticos - Animais Selvagens - Blocos Espumados grandes 12 peças - Blocos Espumados pequenos 9 peças - Blocos para bebê - Bruxa - Cartola - Chapeuzinho Vermelho - Cubo - Espantalho - Fada - Família Branca - Família Indígena - Família Negra - Família Oriental - Fantoche Bumba meu Boi - Fantoche de dedo Chapeuzinho Vermelho - Fantoche de dedo Noite das Bruxas - Fantoche de dedo Peter Pan - Fantoche de dedo Pinóquio - Fantoche de dedo Rapunzel - Fantoche de dedo Três Porquinhos - Fantoche de mão - Folclore - João e Maria - Luva Selva - Luva Sítio - Pinóquio - Profissões - Rainha - Rato - Rei - Saltimbancos - Sítio - Três Porquinhos

Geometria = ESPELHOS PLANOS E CALEIDOSCÓPIOS - GEOPLANOS E SISTEMAS DE COORDENADAS CARTESIANAS - MOSAICO GEOMÉTRICO - SÓLIDOS GEOMÉTRICOS - SÓLIDOS GEOMÉTRICOS - SÓLIDOS GEOMÉTRICOS PLANIFICADOS - TRANSPARÊNCIAS TRIGONOMÉTRICAS

Ginástica e Esporte = BAMBOLÊ COLORIDO - BAMBOLÊ PRETO - BOLA DE BASQUETE OFICIAL - BOLA DE BORRACHA - BOLA DE BORRACHA - BOLA DE BORRACHA - BOLA DE BORRACHA - BOLA DE FUTSAL - BOLA DE FUTSAL - BOLA DE VINIL - BOLA DE VÔLEI OFICIAL - BOLA DE VÔLEI OFICIAL - BOLA DE VÔLEI SINTÉTICA - BOLA FUTEBOL DE CAMPO - BOLA FUTEBOL DE CAMPO - BOLA SOCIETY - JOGO DE ARGOLAS - JOGO DE ARGOLAS E BOCA DE PALHAÇO - LINHA MOVIMENTO - PETECA - PULA CORDA - RAQUETE FRESCOBOL (MADEIRA) - RAQUETE PING-PONG - REDE DE BASQUETEBOL EM NYLON - REDE DE FUTEBOL DE CAMPO EM NYLON - REDE DE FUTSAL EM NYLON - REDE DE TÊNIS DE MESA EM NYLON - REDE DE VÔLEI OFICIAL EM NYLON - TACO DE BETES

Higiene Pessoal = CONJUNTO PARA VIAGEM

Jogo de Memória = ABC Letras do Alfabeto - ALFABETIZAÇÃO COM ANIMAIS - ALFABETIZAÇÃO COM OBJETOS - ANIMAIS - ANIMAIS E FILHOTES - BRINQUEDOS - Damas e Jogo da Velha - Damas e Ludo - Damas e Resta 1 - Damas e Trilha - Damas e Xadrez - Dominó Figuras e Números - Dominó Rimas - Dominó Tradicional - FRUTAS E HORTALIÇAS - Jogo da Velha e Ludo - Jogo da Velha e Resta 1 - Jogo da Velha e Trilha - Jogo da Velha e Xadrez - JOGO DE MEMÓRIA - Ludo e Resta 1 - Ludo e Trilha - Ludo e Xadrez - MEIOS DE TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO - Memória Alfabética - NÚMEROS DE 1 A 20 - Números e as 4 Equações - PORTUGUÊS / INGLÊS - PROFISSÕES - Resta 1 e Xadrez - Trilha e Resta 1 - Trilha e Xadrez

Jogos Diversos = CONJUNTO DE DOMINÓ E CARTAS - CONJUNTO DE TACOBOL-R - CONJUNTO PARA FRESCOBOL-R - CONJUNTO PARA PÔQUER - DOMINÓ - DOMINÓ ADIÇÃO - DOMINÓ ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS - DOMINÓ COR E FORMA - DOMINÓ CORRESPONDÊNCIA - DOMINÓ DE ADIÇÃO - DOMINÓ DE ASSOCIAÇÃO GEOMÉTRICA - DOMINÓ DE MULTIPLICAÇÃO - DOMINÓ DIVISÃO SILÁBICA - DOMINÓ DO "A" ao "Z" - DOMINÓ FIGURAS DE ANIMAIS - DOMINÓ FIGURAS DE FRUTAS - DOMINÓ FORMAS GEOMÉTRICAS - DOMINÓ METADES - DOMINÓ METADES - DOMINÓ MULTIPLICAÇÃO - DOMINÓ POSIÇÃO - DOMINÓ QUANTIDADES - DOMINÓ SUBTRAÇÃO - DOMINÓ TAMANHOS - DOMINÓ TRADICIONAL - DOMINÓMANIA - DOMINÓS DE DIVISÃO - DOMINÓS DE SUBTRAÇÃO - JOGO 4 EM 1 - JOGO DA VELHA - JOGO DE DAMAS - JOGO DE LUDO - JOGO DE TRILHA - JOGO DE XADREZ - JOGO DE XADREZ PROFISSIONAL - MEMÓRIA - PORTA JÓIAS - RELÓGIO PARA ENXADRISTA - TANGRAM - ESTOJO EM MADEIRA - ESTOJO EM MADEIRA - ESTOJO EM MADEIRA - PEÇAS PARA GAMÃO E DAMAS - CONJUNTO PARA JOGO DE HIPISMO - CONJUNTO PARA JOGO DE LUDO - CONJUNTO PARA JOGO DE TRILHA - CONJUNTO PARA JOGO DE TRUCO - CONJUNTO PARA XADREZ CHINÊS - CONJUNTO XADREZ - ESTOJO PARA CARTAS - KIT DE JOGOS - MURAL PARA XADREZ - RELÓGIO PARA ENXADRISTA - PEÇAS PARA JOGO DE XADREZ - MESA PARA XADREZ - TABULEIRO EM COURVIN (NAPA) - TABULEIRO EM MADEIRA PARA GAMÃO - TABULEIRO GAMÃO E XADREZ - TABULEIRO XADREZ -  TABULEIROS ESTOJO XADREZ E DAMAS

Laboratório = PIRÓGRAFO - RETROPROJETOR

Lar e Decoração = Dosador grande - Dosador pequeno - CABIDEIRO ABELHINHA - CABIDEIRO SAPINHO - CADEIRINHA PARA MONTAR - CADEIRINHA PRÉ MONTADA - RACK DE PAREDE LONG-BOARD - RACK DE PAREDE SKATE - RACK DE PAREDE SURF - RACK DE PAREDE WIND-SURF

Quadros e objetos de arte = A Flautista - Girassol de Escorsso - Girassol de Santa Catarina após a chuva - Girassol na Janela - Ramalhete - Transparências

Livros e Revistas = 50 Chás Medicinais Campeões em Saúde - 50 Sucos Medicinais Campeões em Saúde - 50 Sucos Medicinais Campeões em Saúde Vol. 2 - As Incríveis 50 Frutas com Poderes Medicinais - As Principais Doenças do Século e Seus Tratamentos Naturais - As Sensacionais 50 Plantas Medicinais Vol I - As Sensacionais 50 Plantas Medicinais Vol II - Diabetes – Uma Doce Tentação - Homilias - Razão e Fé - Saiba como Emagrecer, Permanecer Magra e Bonita!

Lupas = LUPA LUXO 75mm CRISTAL 3X - LUPA LUXO 90mm CRISTAL 2,5X - LUPA SIMPLES 35mm ACRÍLICO 3x e 6x - MICROSCÓPIO PARA DISSECAÇÃO 20x

Magnetismo = Caneta Magnética - Imã-Kit 20 peças - Imã-Kit 20 peças - Imã-Kit 20 peças - Imã-Kit 20 peças - Imã-Kit 38 peças - Imã-Kit 38 peças - Imã-Kit 38 peças - Imã-Kit 38 peças - Imã-Kit 56 peças - Imã-Kit 56 peças - Imã-Kit 56 peças - Imã-Kit 56 peças - Imã-Kit 74 peças - Imã-Kit 74 peças - Imã-Kit 74 peças - Imã-Kit 74 peças - KIT ATRAÇÃO MAGNÉTICA-MA-051 - Kit Geodésica 120 colorida - Kit Geodésica 90 colorida - Kit Geodésica 90 pompilho - Kit Geometria 52 palitos - Pião magno 120 big - Pião magno 120 mini - Pião magno 15 mini - Pião magno 30 big - Pião Magno 30 mini - Pião magno 90 big - Pião magno 90 mini

Material Educativo = BANDINHA RÍTMICA - ESQUEMA CORPORAL - MAPA DO BRASIL - PLACAS EM E.V.A PARA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - RELÓGIO

Medicamentos = Broncomex (32 cápsulas) - Broncomex (75 cápsulas) - Broncomex - Caixa própolis 260gr - Fort Vit 100cáps - Fort Vit 100cáps - Guaraná Amazônia 100cáps

Médico-Laboratoriais = ESTEREOMICROSCÓPIO Modelo SQF-F - MICROSCÓPIO BIOLÓGICO Série
L-2000A - PHMETRO NOX 68

Microscopia = LÂMINAS PREPARADAS COM 12 X 3 - MICROSCÓPIO / TELESCÓPIO COR - MICROSCÓPIO 1200x - MICROSCÓPIO 300x - MICROSCÓPIO 600x - MICROSCÓPIO 750x - MICROSCÓPIO 900x - MICROSCÓPIO PARA DISSECAÇÃO 20x - MULTIÓTICO - SET ACESSÓRIOS - VIDEOSCÓPIO 20x e 50x

Moldes Anatômicos = ARCADA DENTÁRIA - CORAÇÃO HUMANO - ESQUELETO HUMANO 1,68cm LUXO - ESQUELETO HUMANO 1,68cm - ESQUELETO HUMANO 45cm - ESQUELETO HUMANO 46cm - ESQUELETO HUMANO 85cm - MODELO DENTÁRIO - ÔLHO - TORSO HUMANO 50cm - TORSO HUMANO 85cm

Óculos = ÓCULOS PARA LEITURA

Painéis Inteligentes = ALFABETO GRANDE - ALFABETO PEQUENO - NUMERAIS GRANDES - NUMERAIS
PEQUENOS

Painéis Interativos = AJUDANTE DO DIA - ANIVERSARIANTES DO MÊS - BANHEIRO - CALENDÁRIO - CARDÁPIO DA SEMANA - CHAMADA - COMO ESTÁ O TEMPO - EMOCIONÔMETRO - QUANTOS SOMOS

Parques = BALANÇO - CARROSSEL - CASINHA EM PLÁSTICO - CAVALO MARINHO EM PLÁSTICO - CENTRO
DE ATIVIDADES - CERCADO - ESCORREGADOR COM TANQUE DE AREIA (PISCINA) - ESCORREGADOR DE
PLÁSTICO - GANGORRA - GOL (COM BOLA) - LIXEIRA PALHAÇO - LIXEIRA PLÁSTICA SELETIVA -
PEIXINHO EM PLÁSTICO - PERNAS DE PAU - TABELA DE BASQUETE (COM BOLA)

Pedagógica de Matemática = ÁBACO ABERTO - ÁBACO FECHADO - ÁBACO FECHADO - BARRA DE MEDIDAS - BLOCOS LÓGICOS - BLOCOS LÓGICOS EM E.V.A - CÍRCULOS E FRAÇÕES - CONJUNTO DE NÚMEROS E SINAIS - CUBOS E FRAÇÕES - ESCALA CUISENAIRE - ESCALA CUISENAIRE INDIVIDUAL - JOGOS DE PINOS - MATERIAL DOURADO - MATERIAL DOURADO EMBORRACHADO - MATERIAL DOURADO INDIVIDUAL - NUMERAIS COM PINOS - NÚMEROS E QUANTIDADES - NÚMEROS E SINAIS - RÉGUAS NUMÉRICAS - SEQUÊNCIA DE UNIDADES (1 à 9) - TABUADA COMPLETA - TANGRAM - VAMOS FORMAR NUMERAIS

Produtos de Física = Associação de Roldanas - Conjunto de Diapasões - Conjunto de Dinamômetros - Conjunto para Empuxo - Conjunto para Lei de Hooke - Dilatômetro Linear de Precisão - Equipamento de Boyle Mariotte - Gerador Eletrostático de Correia tipo Van de Graaff - Labmódulo completo de Física Geral -
Mesa de Força Completa - Módulo básico para Mecânica Estática/ Hidrostática - Módulo Completo de Acústica - Módulo Completo de Mecânica (Estática/Hidrostática) - Módulo Completo para Termologia - Módulo Eletricidade / Magnetismo / Eletrostática / Eletromagneti - Módulo Magnetismo/Eletromagnetismo - Módulo Mecân.Estática/Hidrostática - Módulo Mecânica (Cinemática/Dinâmica) - Módulo Mecânica Hidrostática - Módulo Ótica Geométrica - Módulo para calor específico - Módulo para Lei de OHM - Plano Inclinado Completo (Compacto)

Produtos Naturais = Condicionador de Neutrol-130ml - Condicionador de Própolis-130ml - Cremapom Própolis-40gr - Creme com Colágeno e Elastina-30gr - Creme de Massagem Centella Asiática-450gr - Creme de Massagem Colágeno e Elastina-450gr - Creme de Massagem Simples-450gr - Extrato de Própolis 20% - Extrato de Própolis 20%-30ml - Extrato de Própolis 30%-1000ml - Extrato de Própolis 30%-20ml - Extrato Própolis gotas 30ml - Extrato própolis spray 30ml - GEL COM VENENO DE ABELHAS 30gr - Geléia Real (75 Cápsulas) - Geléia Real 10gr - Geléia Real 50gr - Guacolipto 38gr - Mamelinho 1kg - Mamelinho 38gr - Mel com Geléia Real-300gr - Mel com Própolis-300gr - Mel composto 1 270gr - Mel confeiteiro balde 28kg - Mel confeiteiro balde 28kg - Mel confeiteiro pote 1kg - Mel laranjeiras pote 1kg - Mel laranjeiras pote 500gr - Mel pote 500gr com guaco - Mel pote 500gr com própolis - Mel Silvestre bisnaga G 450gr - Mel Silvestre bisnaga P 270gr - Mel Silvestre pote 1kg - Mel Silvestre pote 500gr - Melipto 160gr - Metamix-300gr - Metaplus (75 Cápsulas) - Metaplus Expectorante - Metaplus Expectorante - Polemel 100ml - Pólen à Granel - Pólen desidratado - Pólen desidratado G 150gr - Pólen desidratado P 50gr - Própolis (75 Cápsulas) - Própolis 38gr - Própolis e menta spray 30ml - Propomenta spray 55ml - RAN-YU - Revigor Plus (250ml) - Revigor Plus - Sabonete de Geléia Real-60gr - Sabonete de Própolis-60gr - Sachet Mel 75gr - Shampoo de Algas Marinhas-200ml - Shampoo de Camomila-200ml - Shampoo de Maçã Verde-200ml - Shampoo de Mel-200ml - Shampoo de Própolis-200ml - Shampoo Lilá-200ml - Shampoo Pink-200ml - Spray de Própolis-30ml - Spray Hortelã, Mel e Própolis-30ml - Suspensão de Própolis-250ml - Vinagre de Mel - Xarope de Mel com Agrião e Própolis 100ml - Xarope de Mel com Eucalipto e Própolis-100ml - Xarope de Mel com Guaco e Própolis 100ml - Xarope energético 100ml - Xarope tossegrip 100ml - Xarope tossegrip 500ml

Psicomotricidade = ALINHAVOS - BATE PINOS - CAIXA TÁTIL - CUBO DE ATIVIDADES - CUBO DE ATIVIDADES - CUBOS DE ENCAIXE - JOGO DAS CORES - MONTANHA RUSSA - PASSA FIGURAS - PRANCHA DE SELEÇÃO - SEQUÊNCIA LÓGICA DE ANIMAIS - TORRE DE HANOI

Quadros e Estantes = CANTINHO DA LEITURA - QUADRO MAGNÉTICO

Quebra-Cabeças = Quebra-Cabeça Avião - Quebra-Cabeça Balão - Quebra-Cabeça Cachorro - Quebra-Cabeça Carneiro - Quebra-Cabeça Elefante - Quebra-Cabeça Elefante - Quebra-Cabeça Foguete - Quebra-Cabeça Gato - Quebra-Cabeça Gato de touca - Quebra-Cabeça Leão - Quebra-Cabeça Leão - Quebra-Cabeça Onça - Quebra-Cabeça Pássaro - Quebra-Cabeça Rinoceronte - Quebra-Cabeça Vogais

Recreação = BLOCOS RECREATIVOS - CENTOPÉIA - CENTOPÉIA - CENTOPÉIA - CENTOPÉIA DE PLÁSTICO - COLCHONETE - MESA DE PING PONG - PISCINA DE BOLINHAS - PISCINA DE BOLINHAS LUXO - TAPETE ALFABETÁRIO - TAPETE AMARELINHA

Telescópios = LUNETA LUXO - MICROSCÓPIO / TELESCÓPIO COR - MULTIÓTICO - TELESCÓPIO ASTRONÔMICO 167x REFL. - TELESCÓPIO ASTRONÔMICO 225x - TELESCÓPIO ASTRONÔMICO 288x - TELESCÓPIO ASTRONÔMICO 345x - TELESCÓPIO ASTRONÔMICO 345x MALETA - TELESCÓPIO ASTRONÔMICO 525x - TELESCÓPIO ASTRONÔMICO 525x MALETA - TELESCÓPIO ASTRONÔMICO 525x REFL - TELESCÓPIO ASTRONÔMICO 60x - TELESCÓPIO ASTRONÔMICO 612x DIGITAL - TELESCÓPIO ASTRONÔMICO 675x REFL. - TELESCÓPIO TERRESTRE COM MIRA - TELESCÓPIO TERRESTRE SEM MIRA

Trânsito = CONE DE TRÂNSITO - CONE DE TRÂNSITO - PERCURSO DE TRÂNSITO - PERCURSO DE TRÂNSITO

Consulte-nos sobre outros produtos pedagógicos - Temos uma linha bastante completa de brinquedos pedagógicos e científico-educacionais.

Só aceitamos SEDEX a cobrar se o cliente depositar o valor do frete em nossa conta antecipadamente.

 

Veja todos os nossos produtos: Microscópios, binóculos; telescópios; lunetas; bússolas; lupas; moldes anatômicos (esqueleto);  torso humano; produtos naturais à base de mel e própolis; produtos para os pés e para calçados; brinquedos de madeira e pedagógicos.

MATER NATURA

MATER NATURA

Aproveitamos para apresentar aqui um livro que não pode faltar em sua biblioteca. Trata-se do mais importante guia de curas e tratamentos naturais já publicado. Com linguagem simples e fácil de ser compreendida, a complexidade dos males que acometem a saúde humana.
Único terapeuta naturista nomeado pelo Ministro da Saúde e que, nos meios públicos (Congresso Nacional e Câmara dos Deputados), tem participado ativamente em defesa da profissão do acupunturista e de terapeuta naturista.
A terapia natural cresce a cada dia, transformando a vida de muitas pessoas em uma grande força, passível de combater desde problemas do dia-a-dia até sérios tipos de doenças que afetam a saúde da humanidade. A principal finalidade dessa prática é o tratamento de pacientes, e não o tratamento de doenças, a exemplo do que faz a homeopatia, uma das várias terapias naturais, as quais trouxeram muitas alternativas simples e baratas para tratar e curar diversos males do corpo e da mente.
O livro Mater Natura* tem por finalidade colaborar com a melhoria da qualidade de vida da população, tratando da saúde mental e corporal e apresentando as terapias mais utilizadas e seus estímulos terapêuticos, além de oferecer dicas sobre um estilo de vida mais saudável ligado à alimentaçào. O livro traz em sua composição um guia de curas de enfermidades, atestando o quanto pode ser simples tratar e cuidar de problemas que, em um primeiro momento, parecem graves.
* O princípio e a causa eficiente de todas as coisas.

CAPÍTULOS

1)DOENÇA E SAÚDE
1) QUADRO SANITÁRIO DO BRASIL
2) NATURISMO
(Concepção – recursos e aplicações)
3) HIERARQUIA DA CURA
4) OS TERAPEUTAS – Suas Visões e Terapias
5) ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE
(Lista das Terapias Não Convencionais)
6) ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTILO DE VIDA
7) OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA OU
AGENTES REPROGRAMADORES NATURAIS DA CURA
8) O QUINTO ELEMENTO: O SER HUMANO
9) SÍNTESE FITOTERÁPICA DOS NOVE VEGETAIS DA AMAZÔNIA
10) GUIA DE CURA DAS ENFERMIDADES
11) GLOSSÁRIO



1) ABORTO – COMO EVITAR:
Se ocorrer uma METRITE, que é uma infamação aguda ou crônica do útero ou uma METRORRAGIA, que é uma hemorragia do útero; caracterizado por corrimento vaginal purulento e às vezes sanguinolento, dores no baixo ventre, dores de cabeça, vertigens e vômitos; caracterizam risco de abortamento.

Prof.º ROGÉRIO FAGUNDES FILHO

Professor, Jornalista Comunicador e Terapeuta Naturista há 30 anos, atua como formador de opinião na mudança de paradigma nas áreas de Saúde, Educação e Meio Ambiente.
Como professor leciona diversas cadeiras não ortodoxas como Psicofisiognomonia, Iridologia, Homeopatia, Quiropraxia, Naturologia, Fitoterapia e Legislação Profissional.
Responsável direto pela criação dos cursos superiores de Naturologia Aplicada na Faculdade Bezerra de Menezes de Curitiba, curso superior de Pedagogia da Faculdade Dr. Leocádio Correia de Curitiba e curso técnico de Massoterapia na Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná.
Como jornalista comunicador participa de diversos programas e entrevistas, em rádio e TV, com ênfase nos princípios, métodos e técnicas da causa naturista.
Como Terapeuta Naturista atende pessoas individualmente e em comunidades com o Programa “Saúde com as Mãos”.
Criou e participa ativamente de Associações, Sindicatos e Federação da área “alternativa” com incontáveis palestras em seminários, simpósios e congressos
Politicamente tem conduzido questões polêmicas com serenidade e flexibilidade necessárias, conquistando verdadeiras pedras angulares, culminando como membro titular da Comissão de Integração Terapêutica do CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE por um ano e meio. Acontecimento inédito na história naturista deste país, de um Terapeuta Naturista ser nomeado pelo Ministro da Saúde e publicado em Diário Oficial da União em 12 / 01 / 97, resolução nº 70, pg 198 , seção 2.
No Congresso Nacional participou de duas Audiências Públicas. No Senado Federal PLS 67/95 em defesa da profissão Acupunturista e na Câmara dos Deputados PLC 2916/92 em defesa da profissão Terapeuta Naturista.
Na área do Meio Ambiente participa de algumas ONGs ambientais e trouxe em 1997 para Curitiba um extraordinário programa do renomado cientista Lelo, para redução da poluição atmosférica dos ônibus urbanos, com a adição de Álcool no Diesel, com aprovação técnica do TECPAR.

Só aceitamos SEDEX a cobrar se o cliente depositar o valor do frete em nossa conta antecipadamente.

 

Veja todos os nossos produtos: Microscópios, binóculos; telescópios; lunetas; bússolas; lupas; moldes anatômicos (esqueleto);  torso humano; produtos naturais à base de mel e própolis; produtos para os pés e para calçados; brinquedos de madeira e pedagógicos.